quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Curiosity, a procura de vida em Marte!


Mars Science Laboratory (MSL) é uma sonda espacial da NASA lançada em 26 de novembro de 2011, que continha em seu interior um veículo explorador batizado como Curiosity, o qual aterrisou na cratera Gale, em Marte, em 6 de agosto de 2012. O Curiosity é um robô semelhante aos veículos Spirit Opportunity, utilizados na missão espacial Mars Exploration Rover para a exploração do planeta. Os principais objetivos do Curiosity incluem investigar a possibilidade da existência de vida de Marte (isto é, sua habitabilidade planetária), estudar o clima e a geologia, e coletar dados para o envio de uma futura missão tripulada a Marte.
Curiosity transporta os mais avançados instrumentos científicos nunca antes utilizados em Marte, levando esta missão futuramente vir a trazer análises do solo marciano nunca antes registradas. A comunidade internacional foi a responsável pelo fornecimento da maioria dos seus instrumentos.

Imagem tirada pelo Curiosity(em preto em branco) logo após de ter tocado a superfície marciana. 
A duração da missão está em 686 dias, praticamente um ano marciano. "Uma vez no solo de Marte, o veículo deverá analisar dezenas de amostras de solo e do núcleo das rochas em uma maior escala que os atuais veículos. Deverá investigar o passado de Marte a fim de analisar a possibilidade que tenha suportado formas de vida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário