terça-feira, 4 de setembro de 2012

A Evolução da Vida na Terra

4,6 bilhões de anos atrás
A Terra acabou de ser formada. Sua fina crosta é super quente e instável, sendo destruída por vulcões, terremotos e relâmpagos. É super bombardeada por meteoritos. A atmosfera não contém oxigênio, é formada principalmente de hidrogênio e pequenas quantidades de hélio, criptônio e xenônio. 
_____________________________________________________________
4,5 bilhões de anos atrás
De acordo com a teoria, um corpo estranho do tamanho de Marte colide com a Terra, desencadeando a atmosfera e vulcanismo posterior. A Lua é formada a partir de fragmentos dessa colisão. 
________________________________________________________________
4,35 bilhões de anos atrás
Gases vulcânicos e vapor d'água liberados pela colisão criam uma nova atmosfera rica em hidrogênio.
_______________________________________________________________
3,8 bilhões de anos atrás
Surgem as primeiras formas de vida, provavelmente ao redor de aberturas vulcânicas no leito do oceano e em piscinas hidrotermais, onde há um bom suprimento de minerais e calor moderado.
Elas consistem em cianobactérias unicelulares, cuja estrutura celular é muito simples, sem núcleo, e que podem sobreviver sem oxigênio. Estes organismos podem ter se valido do sulfeto de hidrogênio das aberturas vulcânicas como fonte de energia.
__________________________________________________________________
3,5 bilhões de anos atrás
Alguns organismos podem produzir clorofila, o que lhes permite gerar energia a partir da fotossíntese. Estas cianobactérias se espalham por ambientes aquáticos através da superfície terrestre. Ao longo do tempo, o excesso de oxigênio liberado pelas cianobactérias começa a se acumular na atmosfera da  Terra. 
__________________________________________________________________
2,1 bilhões de anos atrás
A quantidade de oxigênio na atmosfera não corresponde a 1% do nível atual, suficiente para sustentar o desenvolvimento de organismos que respiram, isto é, que se valem do oxigênio como combustível para seus processos metabólicos. Uma camada de ozônio, formada pela combinação de moléculas de oxigênio, começa a se constituir na atmosfera superior. Surgimento das células com um núcleo- chamadas de eucariotas.
__________________________________________________________________
720 milhões de anos atrás
Algumas células eucariotas passam a viver em grupamentos. Ao longo do tempo, essas células passam a adotar funções especializadas para o grupo, como, por exemplo, respiração. Elas são, agora, parte de um organismo multicelular. Novas espécies evoluem; entre elas, as primeiras dotadas de exoesqueleto. 
_________________________________________________________________
420 milhões de anos atrás
O oxigênio na atmosfera aumenta para cerca de 10% em relação ao nível atual, continuando a se elevar ao longo dos 100 milhões de anos seguintes. A camada de ozônio torna-se mais espessa, agindo como um filtro dos raios solares ultravioleta, prejudiciais a vida. Isto torna a superfície da Terra habitável. Surgimento das primeiras plantas terrestres. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário