domingo, 2 de setembro de 2012

Evolução do Universo

1- O Sistema Solar
1 estrela, 8 planetas, 5 planetas-anões, mais de 210.000 asteróides, 7 centauros, 3.648 cometas, 197 objetos transneptunianos e mais de 240 satélites naturais. 

2- Proximidades do Sol
Num raio de 20 anos-luz em torno do Sol- área representada na imagem acima-, várias outras estrelas podem ser encontradas. A maioria tem brilho muito fraco para ser vista a olho nu da Terra, mas há exceções, como Sirius e Procyon. O Sol é uma estrela amarela comum, com tamanho e temperatura médios. As estrelas mais quentes tem brilho azul, e as mais frias, vermelho. Muitas são binárias ou Múltiplas. Nossas vizinhas mais próximas são as que compõem o sistema triplo Alpha Centauri, a 4,3 anos-luz. A mais próxima das três é a Próxima Centauri (Alpha Centauri C), uma anã vermelha com um décimo da massa e 1/17.000 do brilho do Sol.

3- Vizinhança da Via Láctea
Até o início do século XX, muitos astrônomos acreditavam que o universo acabasse na Via Láctea. Hoje sabemos que nossa galáxia é apenas uma entre pelo menos 100 bilhões de formações desse tipo espalhadas pelo cosmo. Em formato espiral, abriga o sistema solar na região do braço de Órion, a cerca de 28 mil anos-luz do centro galáctico. O Sol orbita o núcleo a cada 225 milhões de anos e já completou o cricuito 20 vezes. Várias galáxias- satélite se agrupam em torno da Via Láctea. A mais próxima é a Anã de Sagitário. Há também a Pequena e a Grande Nuvem de Magalhães, visíveis do Hemisfério Sul Terrestre.

4- Grupo Local
O Grupo Local é o conjunto de galáxias em que se encontra a Via Láctea. Estende-se por cerca de 4 milhões de anos-luz, abrigando, aproximadamente, 35 galáxias  sendo as três principais: Via Láctea, M31 (Andrômeda) e M33 (Triângulo).

5- Superaglomerado Local 
Com cerca de 150 milhões de anos-luz de extensão e aproximadamente 1 trilhão de sóis de massa, nosso superaglomerado é uma grande concentração de aglomerados de galáxias. Está centrado no cúmulo de Virgo, que abriga, por exemplo, a galáxia M87. Outro aglomerado é o Grupo Local, onde nossa galáxia Via Láctea, está inserida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário