segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Éris- O gêmeo de Plutão

Éris é um planeta-anão em pleno Cinturão de Kuiper. Foi alvo de muitas pesquisas por que os astrônomos não sabiam se Éris era maior que Plutão. Quando observaram Éris ocultando uma estrela, descobriram que o diâmetro dele era de 2.340km. Éris é praticamente um "gêmeo" de Plutão. 

DADOS DE ÉRIS
Diâmetro: 2.340km
Periélio- 5.535.200.000km
Afélio- 14.512.200.000km
Período Orbital- 557 anos
Período Rotacional- 8 horas
Satélites- 1 (Disnomia)
Temperatura -283ºC
Comparação de Tamanho:












ESTRUTURA
A estrutura interna de Éris parece ser praticamente igual a de Plutão. Uma crosta congelada, um manto de gelo e um grande núcleo rochoso.

ATMOSFERA E CLIMA
Apesar de Éris estar muito mais longe do Sol do que Plutão, chega a estar suficientemente perto do Sol para que o gelo na superfície evapore e vire uma pequena atmosfera. Mas não se sabe se isso realmente acontece. Devido à sua órbita que se aproxima até 37,8 UA do Sol e se distancia até 97,61 UA, as temperaturas devem variar entre -232 e os -248 graus célsius. Éris está tão afastado do Sol que este último, nos céus daquele mundo, deverá aparecer apenas como uma pequena estrela brilhante.

O SATÉLITE DISNOMIA
A lua de Éris, Disnomia, foi descoberta a 10 de setembro de 2005. Estima-se que Disnomia seja oito vezes menor e sessenta vezes menos brilhante que Éris e que orbite esse último em cerca de catorze dias. O sistema Éris-Disnomia parece semelhante ao sistema Terra-Lua. Apesar das dimensões mais reduzidas dos dois objetos, o satélite de Éris está dez vezes mais próximo do planeta que orbita que a Lua da Terra apesar de ser oito vezes menor que a nossa lua. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário